A importância do paisagismo nos ambientes de trabalho

03/10/2024 | Comentário

Redução do estresse, aumento da criatividade e da concentração estão entre os benefícios.

O paisagismo e a presença da natureza no ambiente de trabalho têm se mostrado cada vez mais essencial para o bem-estar dos colaboradores e, consequentemente, para a produtividade e retenção de talentos. Além disso, os frequentadores, como visitantes, também se beneficiam e experimentam uma sensação de aprazibilidade. 

A integração de elementos naturais no paisagismo, como espécies em vasos, jardins internos ou paredes verdes, no espaço corporativo melhora a qualidade do ar e a estética do local, mas também promove um ambiente mais saudável e agradável, impactando positivamente a saúde mental e física dos colaboradores e visitantes.

Cada vez mais, os estudos comprovam que a presença de plantas e elementos naturais no ambiente de trabalho reduzem os níveis de ansiedade e melhoram o humor e a satisfação.  Os espaços verdejantes são mais acolhedores e convidativos, além disso, colaboram para:  

  • Redução do estresse: o contato com a natureza ajuda a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, promovendo um ambiente mais relaxante e propício à concentração.
  • Aumento da criatividade: a natureza inspira a criatividade e a resolução de problemas.
  • Mais foco: os elementos naturais melhoram a capacidade de atenção e a concentração, e contribuem para a redução da fadiga mental.
  • Aumento da satisfação no trabalho: os colaboradores tendem a se sentir mais satisfeitos e mais engajados. 

Afinal, a natureza tem um efeito calmante e restaurador, o que pode levar a uma maior concentração e criatividade. 

Por isso, é fundamental cuidar o paisagismo, contando com empresas especializadas na criação de projetos agradáveis e na sua manutenção. 

O projeto paisagístico deve considerar plantas adequadas para cada área. Entre as espécies mais indicadas aos espaços corporativos, estão: 

Espada-de-São-Jorge é resistente, ideal para ambientes internos com pouca e estudos demonstram sua capacidade de purificar o ar. 

Palmeira Areca é uma planta ornamental, de fácil manutenção e com propriedades de remover poluentes do ar. 

Jiboia é uma espécie trepadeira que se adapta bem a diferentes condições de luz e é excelente para purificar o ar.

Zamioculca é resistente e de baixa manutenção, e embeleza os espaços com suas folhagens brilhantes.

Lírio-da-paz ornamenta os ambientes com suas flores brancas e melhora a qualidade do ar.

Assim, contratar uma empresa especializada para cuidar dos jardins em indústrias, shoppings ou escritórios é uma decisão estratégica que pode trazer inúmeros benefícios, desde a melhoria estética até o aumento do bem-estar dos colaboradores e visitantes. 

No entanto, para que todos possam se beneficiar, é essencial: 

  1. Identificar as áreas que precisam de cuidados específicos.
  1. Definir a frequência das atividades de manutenção das espécies com cronograma.
  1. Se necessário, instalar sistemas de irrigação a fim de garantir uma rega uniforme e eficiente às plantas.
  1. A regularidade na adubação fornece os nutrientes para o crescimento saudável das plantas. 
  1. A poda mantém a forma e a saúde das espécies, assegurando o desenvolvimento pleno como idealizado no projeto paisagístico.  
  1. O controle de pragas e doenças com o uso de produtos naturais ou químicos proporciona que as espécies em vasos e nos jardins estejam sempre bonitas e saudáveis.  
  2. A limpeza e a manutenção geral, como remoção de folhas secas e detritos, e reparo de caminhos e estruturas, garante a exuberância e a integração com os ambientes, propiciando harmonia e gerando bem-estar.

  • 0