Como limpar ambientes industriais após enchentes

03/10/2024 | Comentário

A limpeza industrial consiste em um conjunto de processos que servem para higienizar e desinfectar máquinas, ferramentas, utensílios, espaços e superfícies que existam no ambiente industrial, cujo objetivo é a redução de contaminações, acidentes, entre outros riscos.

No caso de enchentes, os cuidados na limpeza de galpões e indústrias que possam ser atingidos são ainda mais necessários, a fim de retirar lama e desinfectar os ambientes. 

É fundamental seguir todas as etapas e contar com equipes especializadas, confira:

  1. Avaliação de Segurança: antes de iniciar a limpeza, é crucial realizar uma avaliação de segurança do local, verificando a integridade estrutural das instalações e a presença de possíveis riscos elétricos ou químicos. Os equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas e botas são itens importantes para evitar o contato de mãos e pés com águas contaminadas, por exemplo. 

2. Remoção de Água e Lodo: é preciso remover toda a água estagnada e o lodo acumulado, usando bombas de água, aspiradores de líquidos e pás. Deve-se certificar o descarte de maneira correta dos resíduos, seguindo as regulamentações ambientais. 

3. Limpeza e Desinfecção: todas as superfícies devem ser limpas com água e sabão para remover a sujeira. Na sequência, produtos adequados para a desinfecção para eliminação de germes, bactérias e vírus. É preciso ter atenção para esses produtos específicos e suas diluições, evitando acidentes. 

4. Equipamentos e Maquinários: é recomendado verificar a condição dos equipamentos e maquinários. Se estiverem operacionais, pode-se limpá-los, seguindo as normas e produtos indicados para cada tipo de máquina. 

5. Ventilação e Secagem: a ventilação do ambiente acelera o processo de secagem. Deve-se usar ventiladores industriais e desumidificadores para remover a umidade do ar e das superfícies.

6. Inspeção e Manutenção: feita a limpeza, o passo seguinte é inspecionar se as áreas e equipamentos estão em condições seguras de uso. Pode-se programar as manutenções necessárias e a substituição dos itens que não possam ser recuperados.

7. Prevenção e Planejamento: aconselha-se manter os planos de emergência e prevenção de enchentes atualizados com a incorporação de melhorias com base na experiência, como a elevação de equipamentos críticos e a instalação de barreiras de água.

A segurança dos trabalhadores é a prioridade durante todo o processo de limpeza e recuperação. E, sempre que possível, busque a orientação de profissionais especializados em limpeza industrial e gestão de riscos ambientais.

  • 0