Como surgiu o Dia do Trabalho?

01/05/2024 | Comentário

dia do trabalho
(Foto: Freepik)

A data 1 de maio é marcada como Dia do Trabalho e do Trabalhador, conhecida no nosso calendário como uma homenagem a todos que se dedicam em suas funções diariamente, independente da área ou hierarquia.

Mas você sabe como nasceu essa celebração ao redor do mundo e aqui no Brasil? É isso que você vai descobrir no post de hoje! Continue lendo para conferir.

Origem do Dia do Trabalho

Em 1886, uma série de manifestações e uma grande greve geral aconteceram no dia 1 de maio em Chicago, nos Estados Unidos, em que os trabalhadores foram para as ruas para reivindicar pela redução da carga horária.

Principalmente no dia da greve geral, os manifestantes sofreram uma repressão policial violenta, o que alimentou ainda mais as reivindicações por direitos trabalhistas. No dia 4 de maio, uma bomba explodiu em meio a uma das manifestações, o que resultou em uma sequência de tiros da polícia, matando 7 pessoas e ferindo dezenas, incluindo manifestantes e policiais.

No Brasil, a data foi firmada em 1924, pelo presidente Arthur Bernardes. Entretanto, apenas no governo de Getúlio Vargas começaram a acontecer celebrações e homenagens ao redor do país em honra ao Dia do Trabalho e ao movimento trabalhista.

Inclusive, documentos importantes para os direitos do trabalhador foram registrados na mesma data, em diferentes anos. A Consolidação das Leis do Trabalho e a Justiça do Trabalho, por exemplo, foram instituídas em 1943 e 1941.

Por fim, se você deseja realizar a cotação de um dos nossos serviços, acesse o link e envie sua solicitação para que a nossa equipe entre em contato o mais rápido possível! Além disso, para acompanhar todas as novidades, siga o Grupo Tejofran no Instagram e acesse também a nossa página no LinkedIn

  • 0